DHT e Você: Informações e Aplicações




Conheça o Portfolio de Produtos da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB/CPRM

Projetos e Ações da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB/CPRM - Folder

Proyectos y Acciones la Dirección de Recursos Hidrología y Desarrollo Territorial (DHT) del SGB - Folder em espanhol

Projects and Action by the Hydrology and Land Management Board (DHT) of the Serviço Geológico do Brasil (SGB) - Folder em inglês






Agenda de Cursos 2024

O Programa de Capacitação Interna Continuada da DHT - PCIC está promovendo vários cursos no ano de 2024. Veja a programação. Os interessados devem ficar atentos a mais informações que serão divulgadas em breve aqui

Fóruns Regionais da DHT

Em 2024, os Fóruns terão um novo formato com o objetivo de proporcionar a capacitação institucional e integração das equipes. Serão 12 módulos com temas variados totalizando 30 horas de treinamento. O Fórum é um espaço para promoção de ampla discussão entre a equipe da DHT, proporcionando uma integração entre as unidades regionais e a divulgação das iniciativas regionais com potencial de replicação nacional, além de identificar as potenciais linhas de pesquisa e projetos. Venha participar. Veja a ementa e a programação!


Informe Técnico-Científico de Prevenção de Desastres e Ordenamento Territorial

Publicação seriada, com periodicidade semestral, visa divulgação breve dos resultados de relevância científica, nas áreas de Geodiversidade, Patrimônio Geológico, Estudos geomorfológicos, Geoquímica Ambiental e Geologia Médica, Recuperação Ambiental e Geotecnia. Venha divulgar seus estudos.





Aplicativo construído na plataforma Google Earth Engine para apresentação dos dados de precipitação do Global Satellite Mapping of Precipitation - GSMaP da Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA. O aplicativo permite a visualização espacial dos dados de precipitação horária em tempo quase-real dos últimos 3 meses. Os dados de chuva são acumulados em conformidade com o período selecionado pelo usuário. Por padrão o aplicativo apresenta os valores acumulados para os últimos 5 dias de dados disponíveis. Além disso, o aplicativo apresenta o hietograma de chuvas relativo a bacia hidrográfica selecionada. É possível também ajustar os valores máximo e mínimo da escala de cores da legenda do mapa de precipitação.



Aplicativo construído na plataforma Google Earth Engine para apresentação das previsões de precipitação do modelo Global Forecast System – GFS produzido pelo National Centers for Environmental Prediction – NCEP. O aplicativo permite selecionar a data/hora de criação das previsões, o tipo de previsão (diária, acumulada ou intensidade) para a apresentação espacial das chuvas previstas. Além disso, o aplicativo apresenta um gráfico de distribuição temporal das precipitações para a bacia hidrográfica selecionada. Por este gráfico é possível selecionar a data de apresentação do mapa de previsão.



Aplicativo construído na plataforma Google Earth Engine para apresentação dos dados de precipitação do Global Satellite Mapping of Precipitation - GSMaP da Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA. O aplicativo permite a visualização espacial dos dados de precipitação horária em tempo quase-real dos últimos 3 meses. Os dados de chuva são acumulados em conformidade com o período selecionado pelo usuário. Por padrão o aplicativo apresenta os valores acumulados para os últimos 5 dias de dados disponíveis. Além disso, o aplicativo apresenta o hietograma de chuvas relativo a bacia hidrográfica selecionada. É possível também ajustar os valores máximo e mínimo da escala de cores da legenda do mapa de precipitação.

Endereço: https://moccandido.users.earthengine.app/view/preipitacao.


Esse painel lê todos os bancos de dados HIDRO em SQL das regionais, e nos apresenta os dados da seguinte forma:

  • Painel 1 - Plano de Trabalho 2023. Nessa página podemos ter acesso a todas as estações (em formato gráfico e tabular) que serão operadas pela CPRM em 2023. Podemos fazer diversos filtros, tais como: Unidade Regional, Rede de Referência, Roteiro, Estado, Rio, Sub-Bacia, Estação, etc. Também é apresentado os quantitativos de inventário de estações e número de medições que são previstas para serem feitas no ano.

  • Painel 2 - Visualização dos Registros nas Bases de Dados. Nessa página podemos ter acesso em formato tabular de todos os dados disponíveis em todos os bancos de dados. Foram selecionadas 7 tabelas: Medições de Descarga Líquida, Qualidade de Água, Sedimentos, Boletins de Cota, Boletins de Chuva e Vazões Brutas.

  • Painel 3 - Análise/Comportamento das Vazões Brutas Médias Diárias (estações em operação). Apresenta de forma gráfica o comportamento intra-anual das séries de vazões brutas calculadas a partir das curvas-chaves das estações. Foram destacadas os valores médios de longo termo das vazões médias, máximas e mínimas. É possível que se faça filtros por UR, estação, por ano/mês, Estado, Sub-Bacia e Rio. É também apresentado ao lado direito um mapa com a localização geográfica das estações.

  • Painel 4 - Análise/Comportamento das Chuvas Diárias (estações em operação): Apresenta de forma gráfica o comportamento intra-anual do total mensal precipitado, bem como o total anual precipitado. É possível que se faça filtros por UR, estação, por ano/mês, Estado e Município. É também apresentado ao lado direito um mapa com a localização geográfica das estações.

  • Painel 5 - Análise/Comportamento das Medições de Descarga Líquida(estações em operação): Apresenta de forma gráfica o comportamento intra-anual das medições de descarga líquida. Destaquei a média das medições no primeiro gráfico, o número de medições feitas em cada ano, e o número de medições por Unidade Regional. É possível que se faça filtros por UR, estação, por ano/mês, Estado, Sub-Bacia e Rio. É também apresentado ao lado direito um mapa com a localização geográfica das estações.

  • Painel 6 - Análise/Comportamento das Cotas Médias Diárias (estações em operação). Apresenta de forma gráfica o comportamento intra-anual das séries de cotas médias. Destaquei as cotas médias, máximas e mínimas de longo termo. É possível que se faça filtros por estação, por UR, ano/mês, Estado, Sub-Bacia e Rio. É também apresentado ao lado direito um mapa com a localização geográfica das estações.

  • Painel 7 - Análise Preliminar FD: Analisa de forma quantitativa os 11 bancos de dados das regionais, de forma a controlar a execução física esperada do projeto. É uma ferramenta útil para os gestores, pois é possível detectar quais bancos de dados estão sendo regularmente abastecidos, e quais estão enfrentando dificuldades.

  • Painel 8 - Análise Preliminar F: Analisa de forma quantitativa os 11 bancos de dados das regionais, filtrando apenas as estações fluviométricas em que não há previsão de medições de descarga líquida.

  • Painel 9 - Boletins por UR: São quantificados os dados de cota e chuva inseridos nos 11 bancos de dados das regionais, para auxiliar o gestor no controle da execução física do projeto.

  • Painel 10 - Medições por UR. São quantificados, para cada unidade regional, os dados de: Medições de Descarga Líquida, Qualidade de Água, Sedimentos e Perfil Transversal. Esses números são úteis para o gestor controlar a execução física do projeto.












O DEGET dedica-se à coordenação, supervisão e execução de estudos do meio físico, no âmbito das geociências, voltados para Gestão Territorial, Geologia Ambiental e Geologia Aplicada... Saiba mais

O DEHID atua em todo o território nacional, no levantamento básico hidrogeológico e hidrometeorológico, na administração de base de dados, nos estudos interpretativos e na difusão de conhecimento geocientífico... Saiba mais

O PCIC tem como foco não apenas a oferta pura e simples de conhecimentos técnicos, mas também proporcionar ao colaborador a aprendizagem de maneira prazerosa de novos conhecimentos... Saiba mais