Escritório de Processos

Apresentação

O Escritório de Processos, está vinculado à Superintendência de Planejamento Estratégico - SUPLAN, órgão ligado à Presidência – PR. É a unidade central para a discussão da gestão de processos. Uma unidade orientadora, que visa padronizar e coordenar todos os trabalhos relacionados aos processos do Serviço Geológico do Brasil - CPRM.

Tem como missão acompanhar e promover melhorias contínuas nos processos organizacionais, assim como orientar e estabelecer responsáveis pelo desempenho dos mesmos. Cabe ao Escritório de Processos escolher as metodologias e ferramentas de mapeamento e gestão, visando à padronização e à integração dos processos institucionais. O Escritório de Processos deve, ainda, disseminar o conhecimento em BPM e divulgar constantemente os resultados das iniciativas de transformação de processos.

A atuação do Escritório de Processos busca solucionar problemas recorrentes como: gestão organizacional não orientada a processos; redundância de atividades e responsabilidades; instrumentos normativos desatualizados; registros documentais relativos aos processos desatualizados e não consolidados; dificuldade de compreensão dos processos em sua totalidade (visão ponta a ponta); execução de um mesmo processo de formas distintas e não padronizadas nas unidades regionais; atuação focada para execução imediata das tarefas.


Equipe



Processos SGB/CPRM

Cadeia de valor

A cadeia de valor é uma forma de organização e representação das atividades executadas pela empresa para o alcance dos objetivos estratégicos, oferecendo um panorama geral da organização, com base nas funções-chave ou atividades principais da empresa, de acordo com definições de Weske (2019) e ABPMP (2013).

É uma representação gráfica, simplificada, que oferece uma visão ampla das atividades desenvolvidas por uma organização, as quais, quando relacionadas, conduzem ao desenvolvimento e entrega de um produto ou serviço (Holweg & Helo, 2014).

A Cadeia de Valor do SGB/CPRM é resultado de um trabalho coletivo, coordenado pelo Escritório de Processos – EP, que reuniu representantes de todas as áreas da empresa. Foi elaborada a partir da atualização da Cadeia de Valor publicada no Produto 4 - Redesenho Organizacional da CPRM - Implementação e Sustentação da Nova Estrutura, em agosto de 2020, pelo CEFET-MG. Ela apresenta os macroprocessos do SGB-CPRM, organizados em: Finalísticos, Suporte Geocientífico e Governança e Gestão Organizacional.

Cadeia de Valor - SGB/CPRM - relatório completo



Processos Mapeados

Para acessar os fluxos mapeados e documentos relacionados CLIQUE AQUI


Tecnologia

  • Bizagi Modeler: Software de mapeamento de processos empresariais gratuito, intuitivo e colaborativo. Necessária instalação em seu computador.


Educação Corporativa

Cursos gratuitos


Ferramentas de Apoio


Contato e Informações

E-mail: escritorio.processos@sgb.gov.br