Assessoria Parlamentar – ASSPAR

Assessoria Parlamentar e Relações Institucionais

Em um mundo que caminha à velocidade das novas tecnologias e de um complexo cenário político-social, é necessário agir de forma integrada e transparente, firmando parcerias assertivas, que atendam a interesses comuns e reflitam, ao mesmo tempo, os princípios e conduta de governança do SGB-CPRM e do interesse público.

A ASSESSORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS busca criar e manter diálogos sociais, promover a articulação entre instituições e criar condições para o desenvolvimento de projetos e ações de crescimento do SGB-CPRM. Além disso, busca também gerar ideias e instrumentos que viabilizem o aprimoramento dos relacionamentos estratégicos com os públicos de interesse, obtendo maior inteligência nos relacionamentos, posicionamento institucional e potencialização do controle externo, de forma ética, transparente e inovadora, aprimorando a defesa do interesse público e o benefício da sociedade. É o setor da instituição cuja função é dialogar, relacionar e promover, servindo como ponte ou elo de ligação entre pessoas, instituições e setores.

A ASSESSORIA PARLAMENTAR se apresenta com o objetivo de interagir com instituições públicas e/ou privadas e stakeholders, estabelecendo parcerias, incrementando a imagem do SGB-CPRM e fortalecendo relacionamentos para que seja possível discutir as necessidades do setor. É um pilar fundamental na construção de relações mais transparentes e justas e nas relações da área privada com o setor público.

A ASSESSORIA PARLAMENTAR realiza de forma impessoal, transparente e pautada em sólidos princípios éticos, as atividades de ASSESSORIA PARLAMENTAR e RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, de maneira a possibilitar a formalização do diálogo entre as organizações da sociedade civil, empresas privadas e/ou entidades setoriais com o poder público. A ASSESSORIA PARLAMENTAR E AS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS são parte da estratégia do SGB-CPRM para melhor interagir com os diversos atores internos e externos, articulando e convergindo ações e interesses, por meio da identificação, da análise e do monitoramento de temas, instituições, atores e suas conexões, visando fortalecer a imagem da instituição, mitigar riscos e potencializar o controle externo, em defesa do interesse público e em benefício da sociedade.

A ASSESSORIA PARLAMENTAR age como um interlocutor com a iniciativa privada, com a sociedade civil, agências reguladoras e Governo Federal e Estadual, e atua em interlocução direta com tomadores de decisão e influenciadores do poder público, em todos os âmbitos e esferas possíveis. O Núcleo de Relações Externas é composto por duas gerências, são elas:

Gerência de Assessoria Parlamentar

A Assessoria Parlamentar participa do monitoramento ou defesa de interesses e desenvolve o diálogo com o Governo Federal, Estadual, Instituições e atores públicos, que impactam o negócio do SGB-CPRM em processos de decisão política, conduzidos pelo Poder Executivo, inclusive agências reguladoras, e pelo Poder Legislativo, nas três esferas da Federação. Tem como ponto principal tornar as relações mais transparentes, permitindo que toda a sociedade e todos os atores envolvidos saibam da movimentação dos agentes privados junto aos agentes públicos, atendendo aos parlamentares dando-lhes as orientações necessárias sobre os produtos e trabalhos desenvolvidos pelo SGB-CPRM.

Gerência de Relações Institucionais

A atuação da Gerência de Relações Institucionais fortalece a capacidade do SGB-CPRM de vocalizar seus interesses por meio de instâncias de representação setorial, e em defesa de seus interesses em interações não-comerciais com autoridades e órgãos públicos, bem como com a sociedade civil, trazendo benefícios para o negócio do SGB-CPRM e tendo como norteador o interesse público.

Benefícios

Importantes políticas públicas são decididas diariamente, e essas decisões afetam diretamente a vida de milhões de pessoas e de instituições. A ASSESSORIA PARLAMENTAR atua de maneira a obter êxito na sensibilização dos poderes estaduais, federais e legislativos, trazendo a realidade do dia a dia para mais perto dos tomadores de decisão, além de construir diálogos com o setor privado para benefícios públicos. O SGB-CPRM poderá alcançar melhores resultados e compromissos com a sociedade civil, auxiliando o setor público na implementação de medidas mais efetivas, justas e equilibradas.

Público-Alvo

Organizações da sociedade civil, empresas privadas, entidades setoriais do poder público.


Contato e Informações

E-mail: asspar@sgb.gov.br
Endereço: Setor Bancário Norte - SBN Quadra 02, Bloco H - Asa Norte | Edifício Central Brasília
CEP: 70040-904 | Brasília-DF
Tel.: (61) 2108-8400 / 2108-8451