Lei de Acesso à Informação - LAI
A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

Ela abrange os três poderes - Judiciário, Legislativo e Executivo - em todas as esferas do governo - municipais, estaduais, distrital e federal. O acesso é regra, o sigilo é exceção. Todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público são públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos, ressalvadas as hipóteses de sigilo legalmente estabelecidas. Todas as pessoas físicas de qualquer idade e nacionalidade podem solicitar acesso, assim como pessoas jurídicas, empresas e organizações, entre outras.

O acesso à informação contribui para aumentar a eficiência do Poder Público, diminuir a corrupção e elevar a participação social. Acesso à informação: DIREITO do cidadão e DEVER do Estado. Para saber mais, acesse o folder Lei de Acesso.

Dentre seus aspectos estão:
  • Pedidos que não exigem motivação.
  • Fornecimento gratuito de informações, salvo custos de reprodução.

NÃO são pedidos de informação:
  • Desabafos, reclamações, elogios. Essas manifestações devem ser feitas para a Ouvidoria do órgão.
  • Consultas sobre a aplicação de legislação. As consultas devem ser encaminhadas ao canal adequado.
  • Denúncias. As denúncias sobre a aplicação da LAI no Poder Executivo Federal deverão ser registradas no CGU. Em outras esferas ou poderes, deverão ser encaminhadas aos respectivos responsáveis.


Balanço Social

 Download aqui
Download aqui

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC-T nº15, o balanço social é definido como: “A demonstração contábil que tem por objetivo a evidenciação de informações de natureza social com vistas a prestar contas à sociedade pelo uso dos recursos naturais e humanos, demonstrando o grau de responsabilidade social da entidade”. O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) disponibiliza uma tabela modelo para elaboração do balanço social.

O Balanço Social do Serviço Geológico do Brasil será uma adaptação da tabela IBASE. A diferença básica é que o Serviço Geológico do Brasil possui um custo para a sociedade, que se expressa em sua demonstração contábil. Por outro lado, ele gera benefícios públicos, que não são vendidos, mas impactam positivamente para o bem-estar da sociedade. Isso é demonstrado por intermédio do lucro social. Neste contexto, são também demonstrados os impactos positivos gerados pelas atividades e pelos produtos da empresa.