Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade

Já ouviu falar do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade?

Mas o que significa 'equidade'?

Equidade é um substantivo feminino com origem no latim aequitas. Significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade, conformidade. Equidade confere uma forma justa de aplicação do Direito, porque é adaptada à regra, a uma situação existente, na qual são observados os critérios de igualdade e de justiça. Em síntese, completa o que a justiça não alcança, tornando a aplicação das leis mais consciente, de forma a não prejudicar nenhuma das partes, por levar em conta todos os contextos envolvidos.

No que consiste o programa?

O programa consiste na disseminação de novas concepções de gestão de pessoas, como forma de transformar a cultura organizacional de empresas. O ponto de incidência do programa é a superação da desigualdade de remuneração e de ocupação dos cargos gerenciais, em que há disparidade salarial e de acesso a cargos.

Qual são os objetivos do programa?

  • Contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, na remuneração, na ascensão e na permanência no emprego.
  • Conscientizar e incentivar empregadoras e empregadores em relação às práticas de gestão de pessoas e de cultura organizacional que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens dentro das organizações.
  • Reconhecer publicamente o compromisso das organizações com a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.
  • Promover a rede Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.
  • Disponibilizar e divulgar um banco de práticas de igualdade entre mulheres, homens e raça no âmbito da gestão de pessoas e da cultura organizacional no mundo do trabalho.

A CPRM, através do seu Comitê Permanente Nacional e dos Comitês Regionais, tem uma marca de gestão eficiente que contribui para a aplicação da justiça no trabalho, garantindo uma boa reputação para a CPRM, que se compromete, entre outras coisas, a estar em dia com as obrigações trabalhistas, não ter sofrido denúncias de trabalho escravo e não ter denúncias não apuradas de abuso e discriminação.

Através de indicadores, o trabalho dos Comitês contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e socioambientais e também para a divulgação nacional e internacional (por meio eletrônico) sobre o compromisso assumido com a igualdade racial, de gênero e diversidade, constituindo uma boa reputação para a empresa.

❯❯ Regimento Interno


Referências


Veja Também